RELEMBRAR, RELEMBRAR PARA JAMAIS ESQUECER

RELEMBRAR, RELEMBRAR PARA JAMAIS ESQUECER

Dr. Eduardo Mascarenhas

O Décimo Segundo Passo é uma espécie de liturgia de rememoração. ao cuidar de outros dependentes, cada um rememora a sua dependência.
Mas não é só esse passo que proporciona esse permanente lembrar-se.
Todas as reuniões dos grupos anônimos são liturgias de rememoração. Tal como os católicos se encontram semanalmente na missa para comemorar, ou seja, memorar junto a fragilidade e os mistérios da carne (vida terrena), os grupos anônimos se reúnem para comemorar a existência dos mistérios e tentações das grandes compulsões. O fato de essa memoração ser feita em conjunto – comemoração – é importante, pois provoca um sentimento que não pode ser negado ou apagado pelas astúcias da tentação (compulsão).
Além disso, nas reuniões dos grupos anônimos, seus membros fazem depoimentos que, invariavelmente, se iniciam com: “Eu sou um alcoólatra (ou toxicômano) em recuperação”. O tempo do verbo é claro: eu sou. Não é eu fui, eu estou sendo, nada que amenize a cortante afirmação.
Isso não é feito como uma execração pública. Nada tem a ver com aqueles condenados medievais que carregavam no peito uma placa com seus crimes infamantes, para serem expostos ao público. Pelo contrário. É até uma maneira de se afirmar nem criminoso nem, como pessoa, inferior a ninguém.
Serve, contudo, para marcar a ferro e fogo a recordação. Para que o “alcoólatra ou toxicômano em recuperação” relembre sua condição de dependente, pois a mais perigosa das astúcias das compulsões se manifesta pelo apagamento dessa lembrança. Sob o fogo cruzado do desejo fissurado, a mente esquece tudo. Sai de si e vira porta-voz da fissura que a possui e dominou.
para relembrar a força da compulsão, aquele que está dando seu depoimento encerra-o dizendo ter permanecido sóbrio pelas últimas 24 horas e rogando permanecer sóbrio pelas 24 horas seguintes. Depois é depois. Não dá para prever.
E, nem precisa. Afinal os séculos e milênios são feitos nada mais nada menos do que por uma sucessão de 24 horas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s