SEM MEDO DE ERRAR

Sem Medo de Errar

Transcrevemos. com prazer. carta do Dr. Mariano Cassavia Neto. Juiz de Direito da Comarca de Barueri. respondendo a convite do Grupo União de Carapicuíba-SP para participar de festividades do grupo.

“Este julgador é afortunado.

Pela graça dos céus. não sofre as torturantes agruras do alcoolismo.

Mas, por ironia do destino, ou por missão de sua sina, em razão de seu cargo, lida com a miséria humana.

Que não se iludam os incautos. Num fórum se tratam das doenças da sociedade. Crimes dos mais simplórios aos mais infames. Omissão do Estado em face dos mais carentes. Jactanciosa luta pelo poder. Famílias se autodilacerando.
Enfim, toda uma gama de problemas e circunstâncias suficientes para tirar o sono de qualquer homem ou mulher que se paute em fazer o bem.

Daí por que, no afã de distribuir Justiça, este julgador entrega sua juventude e sua saúde ao trabalho. E, por ter apenas o tempo de sua vida para tentar fazer alguma coisa, não pode se dar ao luxo de participar de solenidades em prejuízo do tempo de que necessita para sentenciar processos, ouvir viúvas, atender crianças órfãs, procurar entender homens presos e
buscar uma forma de cientificá-los de que, se quiserem, e somente se quiserem, poderão se tornar seres dignos de serem chamados homens.

Por vezes, tamanho o volume, tamanha a força, tamanha a dor da luta, tamanho o sofrimento, que este julgador se sente extremamente só. Descrente de uma solução. Impotente ante a injustiça. Cansado de tanta agressão. Sem forças
para continuar lutando. Triste por não conseguir enxergar o sucesso de sua batalha.

Vivo, apenas, em face da esperança que traz em sua força e sabedoria… e opera milagre!

O combalido soldado, na trincheira e em plena batalha, recebe um convite como o vosso.

E aquele pedaço de papel lembra-o imediatamente a causa pela qual deve lutar. Revigora nele a imagem da família, de seus vizinhos, da cidade em que vive, da comunidade com a qual se relaciona, de que todo homem precisa de um lugar ao sol, de uma chance de dar uma vida digna aos seus filhos, de uma companheira para amar, e para amá-lo, de uma cadeira na varanda para ver os netos brincando com seus amiguinhos na rua, de um canto para ouvir cantos, do silêncio da prece, da luz do amor entre as pessoas… enfim, do calor da vida!

Gente como vocês, que não ficam chorando na sarjeta quando o infortúnio os atinge, que fazem alguma coisa, qualquer coisa, sem medo do risco de errar, procurando acertar, e, em errando, tentando novamente até acertar, e, finalmente, acertam, são a nossa causa.

Enquanto houver uma pessoa como vocês no mundo, a destruição de Sodoma e Gomorra não se repetirá.

Cada homem e cada mulher que tiram da sarjeta é uma guerra vencida. Cada família que conseguirem reconstituir é uma vitória contra o mal.

Cada ex-presidiário que conseguirem vingar como gente como vocês, mais próximos da justiça estaremos.

Por vocês é que o Poder Judiciário existe.

Por vocês, o soldado se levanta novamente, e com a espada da verdade, e o escudo da esperança há de vencer a injustiça.

Pelo convite, mas por se fazerem presentes quando mais precisamos, nossa profunda gratidão.

Muito obrigado.

(a.) Mariano Cassavia Neto

Juiz de Direito”

Deixe um comentário