3º LEGADO – SERVIÇO – 12 CONCEITOS

Visconde do Rio Branco 01/04/07
3º Legado-Serviço – 12 Conceitos

-Bom, penso que falar de Tradições e Passos seja fácil , faze-los já e mais difícil já com o serviço ocorre o contrario e muito mais fácil executar do que explicá-lo e é nessa linha de raciocínio que penso que surgiu nosso Terceiro Legado e consequentemente a maioridade de A.A. e sua expansão pois Bill não falava muito sobre os serviços era quase um segredo dele Dr. Bob e poucos AAS(l.c. pág 147)

Falar dos Três Legados de forma separada também e outra dificuldade uma vez que um esta dentro do outro pois, para respeitar as Tradições requer a humildade conseguida através dos Passos esse e o problema atual de A.A. com relação a unidade pois pra se fazer unidade e preciso ter recuperação e pra se recuperar precisa de ter unidade (a maioria compreende que não consegue se recuperar a menos que exista um grupo) e o serviço esta dentro dos Passos (12º) e nas Tradições (5ª) e também em conseqüência precisamos ter recuperação e unidade para harmonicamente realizar o serviço

Mas o que é o 3º Legado?

O 12º Passo é o serviço básico de A.A., é o nosso principal objetivo e a razão primordial de nossa existência e pode se dizer do nosso futuro por isso dizemos ação é a palavra mágica, a ação para levar a mensagem é o coração de AA (O QUE FAZEMOS PARA A MÃO DE AA ESTAR ALI NAQUELE MOMENTO onde quer que um seja onde for. . .)

-existe muita confusão sobre o que é o serviço ou esta ação, é muito simples serviço é tudo aquilo que fazemos pra alcançar aquele que ainda sofre o maior de todos é o chamado do 12º passo mais eles vão desde a xícara de café que tomamos acompanhando outros, ate a junta em São Paulo e o GSO em New York a soma de todos esses serviços ou ações e nosso terceiro legado . por isso o espaço aqui será pouco pra abrangermos tudo precisa de um evento só pra falar do Terceiro Legado mas isso depois de entendermos os Passos e as Tradições primeiro.

Muitos acham que os serviços devem ser simplificados porem se fizermos isso muitas vezes ocorrera o contrario estaremos complicando e tornando AA uma anarquia disforme confusa e irresponsável .esses serviços requerem sacrifício(trabalho santo) tempo e dinheiro (muitos não querem nem ir as reuniões)

No inicio de A.A. as reuniões eram na casa do Dr. Bob que custeava o café como foi aumentando mudaram pra a casa dos Williams que compraram cadeiras e não cobravam nada por estarmos ali desgastando sua casa, ainda hoje temos companheiros que pensam em voltar para as casas uns dos outros . com o aumento das reuniões passaram a ser nos hotéis o que requereu o inicio das coletas das contribuições voluntárias que precisou que o grupo elegesse ou escolhesse um tesoureiro um secretario um coordenador enfim um comitê de serviço para executar esse 3º Legado (e tem uns que acham que só executamos 3º Legado fora do grupo)e a medida que fomos expandido ignorando os gritos de mantenha o simples criamos um escritório e uma secretaria não A.A. para executar o serviço

Nascendo a estrutura para atuar pelos grupos foi criada em 38 a Fundação do Alcoólico e a Junta de Custódios com 5 membros 3 não alcoólicos Rick Richardson – Frank Amos e Leonard Strong os dois alcoólicos eram Dr. Bob e outro de New York que voltou a beber e foi substituído . com o livro de A.A. nascendo foi criada a nossa editora. depois a junta de custódios e Bill escreveram as doze Tradições enquanto isso a irmandade atingia terras estrangeiras e começaram as traduções da literatura . em 1944 membros de N.Y. criaram a Grapevine depois a entregaram a fundação do alcoólico e começamos a ter empregados remunerados e membros voluntários trabalhando integralmente.
A sede e a fundação diagnosticaram os problemas dos grupos o que de novo debaixo dos gritos mantenha o simples resultou na confirmação das tradições . graças a criação da junta de custódios foi possível lidar com os problemas de doações de fora de quebra de anonimato .
Com a doença do Dr. Bob em 47 começou a se pensar num conselho consultivo para a Junta de Custódios uma vez que essa era desconhecida pelos membros de A.A. exceto Bill e Bob e uns poucos, com eles sumindo de cena como os grupos de A.A. poderiam contribuir com uma junta desconhecida por eles . sobre muitos protestos e marcando a ultima decisão que Bill e Bob tomariam juntos foi aceito a criação da conferencia de serviços gerais e surgiu após muitos discursos a escolha dos delegados pelo método do 3º Legado e foi publicado um folheto chamado “ o 3º Legado” ainda não tínhamos os 12 Conceitos ; em abril de 51 reuniu-se a 1ª conferencia em 53 foi escrito o livro 12 x 12 explicando os 24 princípios de A.A. revisado por Jack Alexander sem os conceitos o guia para os serviços era a ata de constituição da Conferencia o folheto ( e a pág. 197 do A.A. Atinge a maioridade e pág. 124)

Como A.A. crescia já tinha muitos grupos tínhamos a junta de serviço a conferencia a editora o escritório a revista por isso surgiu confusão entre eles afinal qual era a relação entre eles? Quem mandaria em quem? Quais as responsabilidades e os direitos de cada um? Assim Bill viu a necessidade de colocar no papel seus conceitos do porque da estrutura toda por isso o único livro que tem a nota pessoal “ por Bill W. “ Os Conceitos 3-5- e 12 tratam de princípios espirituais os outros tem nuances espirituais mas são voltados a descrever as relações entre os órgãos de serviço e como funcionam um com os outros vou ver se tem tempo pra explicar resumidamente cada um:

O Conceito I é o seguinte: vejam vocês como os grupos iam a Bill e Bob buscar conselhos e os custódios da mesma forma pois eram desconhecidos pelos grupos a quem prestavam serviço (ou seja o patrão) através deste Conceito Bill vendo que o Dr. Bob já estava a beira da morte debaixo de muitos protestos de mantenha o simples criou a conferencia e foi criada a estrutura de ponta cabeça cuja raiz é nossa 2ª Tradição .
Em nossa literatura tem vários trechos que dizem o que e nossa irmandade e servem para vermos como estamos longe as vezes de alcançar isso nesse conceito diz que AA É UMA SOCIEDADE espiritualizada com suficiente amor pelos homens e por deus

O Conceito II fala da delegação dada a conferencia para ser a voz e a consciência efetiva de A.A.. Os grupos não podem controlar os múltiplos serviços de A.A. e uma vez que os fundos necessários para os serviços estão com a junta então os grupos delegam a autoridade operacional e permiti assim a junta a falar por eles e a atuar por eles e o processo ocorre em cadeia pois o grupo Delega o seu RSG a falar por ele no distrito que delega o mcd a representá-lo no setor e assim sucessivamente ate chegarmos a assembléia . é como uma empresa alias os conceitos tem sua origem nos Rotares clubes americanos e no programa de qualidade total nascido nos estados unidos na década de 50 recusado pelos americanos adotados pelos japoneses que tornaram uma potencia mundial pós guerra e que chegou ao Brasil na década de 90 e em 94 na nossa região . então numa empresa o patrão ( no caso os grupos de A.A.) delega ao gerente que delega os encarregados dos setores e assim por diante . o proprietário ou o patrão não pode querer fazer tudo ele precisa delegar autoridade e responsabilidade . um exemplo foi o Dr Bob que delegou ao Bill a responsabilidade de criar os serviços uma vez que Bill estava em Nova York lá estava também aqueles que mais tarde doariam os fundos que A.A. necessitava nos primeiros dez anos . no programa de qualidade total a delegação é o sétimo dos dez princípios da qualidade o importante é saber o que e para quem delegar . a palavra delegar significa dar a alguém a faculdade de agir em seu nome – transmitir – encarregar – incumbir

O Conceito III assegura a nossa liderança de que cada um dos elementos dos serviços um tradicional “Direito de Decisão”.agora cabe a eles decidirem quais os problemas que eles mesmos resolverão e saber quais assuntos eles deverão informar, consultar ou pedir instruções específicas. Sabemos que um servidor “instruído” que não pode agir por sua própria consciência num voto final da Conferência ou de uma assembléia qualquer não é de maneira alguma um servidor de confiança, ele é somente um mensageiro. Eles podem ignorar tais instruções, sempre que acreditarem ser desejável. Como os Custódios podem empregar e despedir, pois a sua autoridade é final. Os grupos também podem destituir os servidores que abusarem desse direito de decisão
Lembramos que eles são “servidores de confiança”. devemos confiar a decisão aos nossos líderes responsáveis, dentro do sistema dos seus deveres e responsabilidades,
Haverá sempre autoridade suprema suficiente para corrigir qualquer ineficiência, deficiência ou abuso. Se a Conferência não estiver funcionando bem, os Grupos podem mandar Delegados melhores. Se os Custódios saírem muito da linha, a Conferência pode censurá-los ou mesmo reorganizá-los. Se os serviços da Sede estiverem desorganizados, os Custódios podem eleger novos diretores e empregar melhores ajudantes. Esses remédios são amplos e diretos. Mas enquanto os nossos serviços mundiais estiverem funcionando bem – e deve haver sempre desculpas para erros ocasionais –, “Confiança” deve ser a nossa palavra do dia, senão acabaremos sem liderança.
Esse “Direito de Decisão” nunca poderia ser usado como desculpa por não apresentar relatórios . voltando a citar uma empresa como exemplo um responsável por almoxarifado não pode toda vez que chegar uma entrega consultar o dono da empresa onde ira colocar tal produto ele e quem decide porem se não manter esse almoxarifado arrumado poderá ser demitido pela autoridade suprema que e o patrão.

O Conceito IV diz que , deveríamos manter em todos os níveis de responsabilidade um tradicional “Direito de Participação”, tomando cuidado para que a cada setor ou grupo de nossos servidores gerais seja concedido um voto representativo em proporção correspondente à responsabilidade que cada um deve ter
Muitos membro equivocados já proclamaram esse conceito querendo defender seu direito de participar de AA isso e um equivoco porque o principio que garante que podemos participar de AA é a terceira tradição E A NONA TRADICAO
Esse principio quer dizer que os Custódios e os diretores da nossa corporação de serviço (A.A. World Services, Inc. e The A.A. Grapevine, Inc.), juntamente com os seus respectivos quadros de funcionários executivos, serão sempre membros votantes da própria Conferência de Serviços Gerais.ele cuida para que Nenhuma classe é colocada com absoluta autoridade sobre a outra. Em muitas organizações institucionais, militares e governamentais, pessoas ou grupos de pessoas são colocadas com absoluta autoridade, umas sobre as outras.em A.A. não É O FAMOSO EU MANDO E VOCE OBEDECE
Fala do direito de participar aqueles trabalhadores de quem relatórios ou conselhos possam ser solicitados, para que assistam a cada uma das reuniões trimestrais da Junta de Serviços Gerais.. Apesar de não votarem NESSAS REUNIÕES , esses trabalhadores podem e devem livremente participar dos debates.
. É o nosso ideal mais importante, que a união espiritual de A.A. nunca inclua membros considerados de “segunda classe”. Numa empresa quando se fizer uma reunião para decidir a colocação de uma maquina ou qualquer alteração em algum setor deve incluir nos debates pra tomar decisão os operários que serão afetados pela mudança a opinião deles será de extrema importância é isso que quer dizer nosso direito de participação.

Agora falaremos do Conceito V que fala do “Direito de Apelação”, assim nos assegurando de que a opinião da minoria seja ouvida e de que as petições para a reparação de queixas pessoais sejam cuidadosamente consideradas.
Em AA, todas as minorias –deveriam ser encorajadas a apresentar relatórios da minoria, sempre que acharem que a maioria esteja incorrendo em algum erro considerável. E quando uma minoria considerar que um assunto é tão importante que uma decisão errada possa seriamente afetar A.A. como um todo, deveria encarregar a si mesma do verdadeiro dever de apresentar um relatório das minorias para a Conferência. , reconhecemos que as minorias podem às vezes estar certas; mesmo total ou parcialmente erradas, elas ainda prestam um valioso serviço quando requerem o “Direito de Apelação”, porque forçam um debate completo dos assuntos de importância. A bem ouvida minoria, é, portanto, a nossa principal proteção contra uma maioria desinformada, mal-informada, impetuosa ou irada.
O “Direito de Apelação permiti que qualquer pessoa apresente uma queixa pessoal, levando em mãos o seu protesto, caso assim o deseje, sem se sentir prejudicado ou temer represália.
. É também verdade que a Consciência de Grupo, durante um período de muito distúrbio, não é sempre o guia mais seguro, porque temporariamente tais distúrbios podem impedir o seu funcionamento de forma inteligente e eficiente. Portanto, quando a Consciência de Grupo não pode ou não deve atuar diretamente, quem deverá atuar no seu lugar? Os “servidores de confiança”.
Um ponto em AA que nos mostra o respeito a minoria e o método do terceiro legado praticado nas eleições onde se não tiver dois terços vai a sorteio após 5 votações. Dessa maneira, por sorteio, os candidatos da minoria têm a mesma chance que os da maioria.
Há um trecho nesse conceito que vale a pena colocar pra vocês onde diz um estudioso de política insiste em que o maior perigo da democracia sempre seria a “tirania” de uma maioria apática, egoísta, não informada ou mal-humorada. Outro ponto a favor da minoria e quando a ata da conferencia diz que toda decisão deve ter ampla discussão ate que todos sabem do que se tratam e sempre que possível as decisões sejam por ampla maioria substancial unanimidade

Conceito VI: Em benefício de A.A. como um todo, a nossa Conferência tem a responsabilidade de manter os nossos serviços e,, tem a decisão final . Mas a Conferência reconhece que a principal iniciativa e a responsabilidade ativa, na maioria desses assuntos, deveria ser exercida principalmente pelos Custódios, membros da Conferência, quando eles atuam entre si como Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos.

Exatamente como os Grupos de A.A. se acham incapazes de atuar decisivamente nos assuntos dos serviços mundiais, a não ser que deleguem considerável autoridade e responsabilidade ativas à sua Conferência, da mesma maneira a Conferência precisa delegar uma autoridade administrativa liberal para a Junta de Serviços Gerais, permitindo aos seus Custódios liberdade e eficiência de ação, na ausência da Conferência. ( a junta que executara o que for decidido na conferencia que ocorre uma vez por ano geralmente na semana santa)
Trata também da liberdade de ação para os Custódios, Precisaremos definir claramente os diversos tipos de habilidades profissionais e financeiras, sempre requisitados para um quadro equilibrado de Custódios. Somente procedendo dessa maneira, poderemos assegurar permanentemente a capacidade da Junta na liderança futura. E fala das ações desses custódios entre elas esta A RESPONSABILIDADE pelas relações públicas de A.A. no mundo inteiro. Deles é esperada uma liderança na formulação da política de A.A. e devem verificar a sua adequada execução. Eles são os guardiães ativos das nossas Doze Tradições. Os Custódios são os banqueiros de A.A. Eles são inteiramente responsáveis pela aplicação e uso dos nossos substanciais fundos de reserva.

Conceito VII: diz que a A Conferência reconhece que a Ata de Constituição são instrumentos legais; que os Custódios têm plenos poderes para administrar e conduzir todos os assuntos dos serviços de Alcoólicos Anônimos.
Esse e mais complicado porque ele trata da relação da conferencia ou seja a irmandade sem organização da tradição 9 com a junta que e órgão legal portanto obrigado a cumprir a lei jurídica e fiscal
De um lado, vemos uma Junta de Custódios que é coberta de plenos poderes legais sobre os fundos e serviços de A.A., e de outro lado, vemos a Conferência com tão ampla influência tradicional e força financeira que pode, se necessário, passar por cima dos direitos legais da Junta de Custódios. Praticamente falando, pode dar aos Custódios, portanto, instruções e submissão a ela. quer dizer que o poder da Conferência será superior ao poder legal dos Custódios. Alguns grupos no Brasil principalmente no sul do Rio começaram A SE REGISTRAREM E A CRIAREM ATE OS CHAMADOS REGIMENTOS INTERNOS QUE FICAM PRESOS A ELES MAIS DO QUE AS TRADIÇÕES E MUITOS DELES VAO ATE MESMO DE ENCONTRO AS MESMAS
O poder da Conferência . Deriva-se da grande maioria de Delegados escolhidos pelos Grupos para a Conferencia. apóia-se no indiscutível direito dos Delegados de negar o dinheiro para as operações da Junta de Serviços Gerais, isto é, as contribuições voluntárias dos próprios Grupos de A.A. Teoricamente, a Conferência é somente um corpo consultivo, mas na prática, dispõe de todos os direitos e poderes de que possa precisar.
Ele fala também que os nossos Custódios não têm interesses financeiros assalariados A., os Delegados se encontrariam com autoridade suprema sobre a nossa Junta de Serviços Gerais e sobre todas as suas unidades incorporadas de serviços mundiais ativos.
. Quem teria a última palavra? A Conferência ou os Custódios?
PRA CHEGAR EM UM ACORDO . Pensamos em incorporar a própria Conferência, colocando-a em direta autoridade legal sobre a Junta. todos os membros da Conferência teriam que ter posições legais. Teria sido então uma organização embaraçosa, , uma idéia que a própria Conferência repudiou mais tarde.
Tomou-se óbvio, então, que a escolha dos novos Custódios ainda deveria continuar sendo dos próprios Custódios, sujeita à aprovação da Conferência. , foi dado à Conferência o direito de rejeitar, mas não de eleger os novos candidatos a Custódios. {(1) As eleições de Custódios são agora realizadas durante a semana da Conferência, tanto para Custódios Regionais como para Custódios de Serviços Gerais, para que, à medida que a Conferência escolha os Custódios, o faça de acordo com o procedimento descrito no “Manual de Serviços”.}
FINALIZANDO ELE DA à Conferência uma suprema e final autoridade, E, preserva aos Custódios o direito de funcionar livre e adequadamente,
Até a presente data, nossa experiência mostra que esse balanço de poderes entre os Custódios e a Conferência dá bons resultados. Tomamos muito cuidado para reservar a autoridade final à Conferência por meios práticos e tradicionais. Por meios legais conferimos ampla autoridade funcional e discriminada para os Custódios. Acreditamos que esse balanço possa ser mantido para sempre, porque um é protegido por tradição e o outro pela lei.
os Custódios teriam o dever de vetar a ação da Conferência: se a Conferência instituir medidas reconhecidamente más ou mesmo violentas a ponto de ferir, na opinião dos Custódios, as relações públicas de A.A. ou A.A. como um todo, será então dever dos Custódios pedir uma reconsideração à Conferência. Na eventualidade da Conferência se recusar a reconsiderar, os Custódios poderão então utilizar o seu direito legal de veto. E se preferirem, os Custódios poderão submeter o assunto diretamente aos próprios Grupos de A.A.

vamos falar pouco sobre o oito porque o nove e um dos mais importantes deixemos tempo pra ele o Conceito VIII diz que Os Custódios atuam em duas atividades principais: (a) com relação aos assuntos de normas de procedimento e finanças em geral, eles são os planejadores e administradores. (b) com relação aos nossos serviços, ativos, os Custódios atuam apenas na supervisão e elegem todos os diretores das entidade separadas

a nossa Junta, , precisa dedicar-se aos maiores e mais sérios assuntos de normas de procedimento, finanças, relacionamentos dos Grupos, relações públicas e liderança. Os nossos Custódios, , não podem ficar sobrecarregados com uma quantidade enorme de assuntos de menor importância: na condução rotineira do ESG e das nossas empresas de publicações. Eles precisam delegar as suas funções executivas., a atuação deles nessas áreas não pode ser executiva. Eles desempenham as suas obrigações de custódia pela eleição dos diretores desses serviços, uma parte dos quais é necessariamente de Custódios.
, o presidente da nossa Junta nunca pode ser um executivo. Ele é, geralmente, um não-alcoólico e não disporia do tempo necessário. Nem poderia, como um Custódio, receber um salário pelo serviço requerido dele como executivo principal de todos os nossos serviços.
O conceito também diz que deveria ., cada entidade tendo o seu executivo separado. (Hoje em dia, cada corporação tem o seu capital de trabalho separado). Pois . Em qualquer lugar em que concentremos dinheiro, criaremos, inevitavelmente, uma tentação para os exercícios da autoridade executiva excessiva, uma condição indesejável para nós. Por isso, deveríamos evitar a todo custo a colocação de muito dinheiro ou de muita autoridade em qualquer entidade de serviço. (na temos conhecimento dos conceitos e nem de como funciona claramente a junta mas creio que no Brasil e tudo junto em São Paulo na senador Queiroz foi juntada o CPP e o ESG e a JUNAAB)

CONCEITO IX: Bons líderes de serviço, métodos sólidos e adequados para a sua escolha, são indispensáveis para o nosso funcionamento e segurança no futuro.
Não importa o cuidado com a estrutura de serviço de nada adianta a divisão da autoridade e responsabilidade como vimos antes ,se não houver o desempenho pessoal daqueles que a fazem funcionar. Boa liderança não pode funcionar bem numa estrutura mal planejada. Má liderança não funciona nem na melhor das estruturas. Precisamos, , encontrar as pessoas certas para as nossas inúmeras tarefas.e elegere-nas independente de questões pessoais Uma vez que a nossa futura eficiência depende de renovadas gerações de líderes e ai pecamos não cumprimos a rotatividade, tem grupo com tesoureiro a 15 anos mas, o que seria um bom líder, quais as habilidades especiais que serão sempre necessárias não podemos considerar condição financeira de prestigio e ate mesmo se ele tem carro pra levar mais alguém no serviço que ira prestar como ocorre as vezes nem abandonar os requisitos do manual de serviço como grupos já fizeram capacitemos nossos lideres com a ajuda de deus . esse conceito fala da importância dos (RSGs), que elegem os Delegados. (quando vão lá mesmo)na escolha desses servidores Ambições pessoais precisam ser postas de lado, e controvérsias esquecidas. “Quais são as pessoas melhor qualificadas que podemos nomear?” Esse deveria ser o pensamento de todos. Bill colocou um artigo aqui que foi publicada na Grapevine de abril de 59 intitulado LIDERANÇA EM A.A.: SEMPRE UMA NECESSIDADE VITAL entre outras coisas ele diz que Nenhuma sociedade pode funcionar bem sem uma liderança capaz em todos os seus níveis, e que não podemos ver os “princípios antes das personalidades” a tal ponto que não haveria “personalidade” alguma na liderança. Isso redundaria, de qualquer maneira, em autômatos impessoais tentando agradar a todos. Muitas vezes impomos a personalidade pra valer um principio. Ele também disse que o pessoal do serviço já esta em nosso meio temos que procurar esse pessoal e confiar nele para que nos sirva. Em lugar nenhum encontro que os nossos lideres estão por chegar isso e argumento de quem não sai da frente .também diz que : “Os nossos líderes não dirigem por mandato, lideram pelo exemplo”.: “Atuem por nós, mas não mandem em nós.”e que Quando um líder nos guia pela força excessiva, nos revoltamos; mas quando ele se toma um submisso cumpridor de ordens e não usa critério próprio, então ele realmente não é um líder. (qualquer semelhança com alguma estrutura e mera coincidência). Boa liderança também é saber que um excelente plano ou idéia pode vir de qualquer um, de qualquer lugar. Temos servidores se julgando deuses só a idéia deles e que valem um em um grupo chegou a dizer que abaixo de deus a autoridade no grupo e ele agora temos um trecho nesse artigo que compensa passá-lo na integra .
Um político é um indivíduo que está sempre tentando “arranjar para as pessoas aquilo que elas querem”. Um estadista é um indivíduo que sabe cuidadosamente discernir quando fazê-lo e quando não. Ele reconhece que mesmo as grandes maiorias, quando muito perturbadas ou não informadas, podem, às vezes, estar completamente enganadas. Quando tal situação aparece, ocasionalmente, e algo de importância vital está em jogo, é sempre dever da liderança, mesmo que em pequena minoria, tomar posição contra a tormenta, usando toda a sua habilidade de autoridade e persuasão para efetuar uma mudança.
Em A.A. não podemos ter oposição, apenas com o intuito de ser oposição. . Isso não serve.
Então, também um líder precisa reconhecer que mesmo as pessoas mais orgulhosas ou raivosas podem algumas vezes estar totalmente certas, enquanto as mais calmas e humildes podem estar enganadas. Outra colocação de importância e sobre os críticos “destrutivos”. Que Conduzem pela força, são politiqueiros, fazem acusações. Talvez sejam violentos, maliciosos. Eles soltam boatos, fazem fofocas para atingir seus alvos – tudo pelo bem de A.A., naturalmente! Mas em A.A., já aprendemos, afinal, que esses sujeitos, que devem ser um pouco mais doentes do que nós, não são tão destrutivos assim, dependendo muito de como nos relacionamos com eles. Houve um caso inclusive de membros que ouviram duas temáticas em Divinesia e chegaram a
Ubá dizendo ter ouvido dos dois o que eles não disseram
Outra qualidade de líder e o fato de ele ter . Visão alem do dia de hoje que parece contradizer o “Um dia de cada vez.” Mas esse princípio valioso realmente refere-se à nossa vida mental e emocional e quer dizer que não somos tolos para lamentar o passado nem sonhar com o futuro de olhos abertos. Mas , iremos certamente sofrer se deixarmos toda a tarefa do planejamento para o amanhã nas mãos da Providência. Ela nos deu a capacidade de antevisão e espera que a usemos. Por isso, precisamos distinguir entre desejos fantasiosos e a antevisão
Encerrando o conceito nove diz que os nossos talentos variam muito. Um regente de orquestra não é necessariamente bom em finanças e previsões. E é muito pouco provável que um bom banqueiro seja um bom musicista. Portanto, quando falamos de liderança em A.A., somente declaramos que deveríamos selecionar essa liderança na base de obter o melhor talento que pudermos encontrar. E que os padrinhos são necessariamente líderes. Como esta no convite desse evento .

Vamos falar rapidamente sobre os últimos conceitos pois os companheiros estão esgotados mesmo:

Vamos dar uma resumidas nesses últimos aqui o Conceito X diz que Toda a responsabilidade de serviço deveria corresponder a uma autoridade de serviço ou seja e cada responsabilidade operacional deve ser acompanhada de uma autoridade correspondente cuida para que autoridade seja igual à responsabilidade. Afim de alcançarmos um funcionamento harmonioso (fui apadrinhado q reuniões de serviços e pra brigar) a responsabilidade e autoridades finais residem nos próprios Grupos de A.A. E eles, por sua vez, têm dividido parte dessa sua autoridade final com a Conferência e com os Custódios. os Delegados , estão em posição de suprema autoridade sobre os Custódios. Vimos também como os Custódios estão em suprema autoridade sobre as corporações de serviço. A autoridade suprema também é necessária para que cada trabalhador ou classe de servidores saiba de quem é e onde está a decisão final. se os Grupos estiverem descontentes com a Conferência, eles podem eleger Delegados melhores ou cortar os meios financeiros. Se precisarem, os Delegados podem censurar ou reorganizar os Custódios. Os Custódios podem fazer o mesmo com as corporações de serviço. Se uma corporação desaprovar as operações dos seus executivos ou do quadro de funcionários, qualquer um ou todos eles poderão ser despedidos. Esse conceito também diz que a Ata de Constituição da Conferência. é um contrato entre os Grupos de A.A. e a sua Conferência.e esclarece, que os Grupos de A.A. delegaram parte da sua autoridade suprema e toda autoridade operacional para a Conferência que inclui os Custódios e os serviços ativos. Basicamente já vimos isso sobre a autoridade delegada. Afim de se evitar a dupla administração A autoridade nunca pode ser dividida em duas metades iguais.

Já o conceito onze CONCEITO XI explica a composição da junta toda que É composta dos seguintes elementos:: Cooperação com a Comunidade Profissional, Conferência de Serviços Gerais, Arquivo, Convenção Internacional Reuniões Públicas Regionais, Instituições Correcionais, Instituições de Tratamento e Internacional.} comitês permanentes da Junta de Serviços Gerais, mais as nossas duas corporações de serviço ativo, A.A. World Services, Inc. (incluindo a sua divisão de publicações de A.A.) e The A.A. Grapevine, Inc. e explica cada uma cada uma dessas operações. E eu destaco os seguinte que O Comitê de Finanças e Orçamentos: tem a responsabilidade de providenciar para que não fiquemos sem dinheiro ou irmos à falência. O Comitê de Informação ao Público: fala que Precisamos ainda nos relacionar melhor com a medicina, religião, empregadores, governos, tribunais, prisões, hospitais psiquiátricos e todas as entidades ligadas ao campo do alcoolismo. Precisamos da boa vontade, cada vez maior, por parte dos editores, escritores, televisão e rádio.. É através de todos esses recursos que devemos levar a mensagem de A.A.
O Comitê de Literatura: este é encarregado da revisão dos livros e folhetos existentes, como também da criação de panfletos novos e diz que uma literatura de aparência pobre, barata e malfeita não é interessante para A.A. acho que o nosso comitê lá não conhece essa passagem aqui dos conceitos não aumente, no sentido de uma execução contínua. Essa função a nós mesmos. Esse conceito também fala sobre a contratação e a relação com os nossos trabalhadores assalariados que muitos acham que devem trabalhar barato, tal como os trabalhadores de instituições de caridade, fala que em AA adotamos o princípio de revezamento num quadro de Servidores, um secretário de Grupo pode ser trocado a cada seis meses e um membro de comitê intergrupal trocado a cada ano. Mas para que possa prestar bons serviço, um Delegado precisa servir por dois anos, e um Custódio precisa servir durante quatro.
No ESG achamos impraticável Devemos despedir um colaborador justamente quando está ficando bem treinado? Se ela percebesse que seria empregada somente por prazo determinado, conseguiríamos que ela aceitasse o emprego? Dentro do razoável, a maioria pode e precisa fazer revezamento de cargo para cargo, também fala da relação empregador-empregado. E das relações homem-mulher na convivência do serviço. qualquer relacionamento de trabalho entre homens e mulheres adultos, tem que ser num caráter de companheirismo, sem competição, onde cada companheiro complementa o outro.

CONCEITO XII FALA DAS Garantias Gerais da Conferência: observar o espírito das Tradições de A.A., CUIDAO COM RIQUEZA E PODER que nenhum dos membros seja colocado em posição de autoridade sobre outro que as decisões importantes sejam tomadas através de discussão, votação e, sempre que possível, por substancial unanimidade
O Conceito aqui considerado tem o mesmo conteúdo do Artigo 12 da Ata de Constituição da Conferência. a Ata é a substância de um acordo feito entre os Grupos de A.A. e os seus Custódios essas Garantias têm uma importância de alto valor para o bem-estar geral de A.A. As Garantias AFIRMAM que a própria Conferência se submeta às Doze Tradições de A.A.; E um conceito grande que explica cada uma das 6 garantias e reafirma as tradições de A.A. e todos os outros conceitos mas alem de citar sobre o afastamento de muitos de A.A. ele cita no final que Quando nós de A.A. falhamos nos nossos princípios espirituais, é o álcool que nos joga ao chão. que não deveríamos trocar nunca pelo recurso dos métodos de ataque pessoal e punição. De todas as sociedades, a nossa é a que menos pode correr o risco de ressentimentos e conflitos que resultariam em permitir que caíssemos na tentação de punir . e afirma que nós AAs tenhamos mais e maiores liberdades do que qualquer irmandade no mundo de hoje. Como já vimos, proclamamos isso como não sendo uma virtude. Sabemos que nós pessoalmente temos que escolher: ou os Doze Passos e Doze Tradições de A.A. ou encarar a dissolução e a morte, tanto como indivíduos quanto como Grupos.
Liberdade abaixo de Deus para crescermos à Sua imagem será sempre a meta de Alcoólicos Anônimos.

Obrigado a todos e 24 horas

Deixe um comentário